Brinde ou presente?

                A grande diferença entre conceder um brinde ou um presente ao cliente, está na concepção e objetivo final que se deseja atingir.

                É de grande importância considerar que o brinde não é apenas um produto que será entregue. Se trata de um elo emocional criado entre o público-alvo e a marca. Não se trata de uma substituição das ações de mídias, mas, de um complemento, que deve ser utilizado com sabedoria e destinado a grupos de clientes que podem e devem ser impactados com os brindes recebidos. Estudos da Associação Internacional de Produtos Promocionais (sigla em inglês PPAI), apontam que o sentimento causado é mais duradouro, fazendo o consumidor lembrar por mais tempo do produto, em consequência, aumentando a chance de recompra.

                Mas, e o presente? O presente, traz a sensação do carinho, da proximidade e amizade. Pode ser enviado sem a necessidade da compra, aqui o objetivo é causar o sentimento de afeto e proximidade, transformando clientes em fãs. A partir daqui, inicia-se o processo de criar uma comunidade amplamente ativa nas redes sociais, que, por se sentirem muito próximas a marca, acabam de forma natural divulgando os produtos.